quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Nós apoiamos um futebol responsável e sustentável


Um dos principais debates envolvendo o futebol brasileiro este ano tem relação com as questões da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte. Há quem diga por aí que clubes estão pedindo anistia, que pretendem dar calote ou que a LRFE é apenas baboseira. Nós, da Sociedade Esportiva Platinense, queremos explicar aqui um pouco desta situação e nos posicionar a respeito.

Todo o debate foi fomentado em maio, quando um texto de autoria do deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) foi aprovado pela Comissão Especial do Proforte (Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos), em Brasília. Nele, o relator defende a obrigatoriedade de gestões transparêntes em equipes profissionais no Brasil.

Com isso, os clubes se veem obrigados a respeitar exigências fiscais e outros detalhes para que possam refinanciar dívidas pendentes com a União. Neste caso, a Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte proporcionaria a possibilidade de prazos mais amplos para quitar INSS, FGTS, Imposto de Renda, Banco Central e até a Timemania, com período de até 25 anos. A comprovação desta idoneidade estaria nas certidões negativas, de apresentação obrigatória em um prazo de 30 dias antes de competições oficiais. A não apresentação de tais certidões é apresentada como passível de rebaixamento.

Outra obrigação é manter a folha salarial de atletas e funcionários sempre em dia, e as finanças do time precisam se manter equilibradas. Os torcedores poderão acompanhar de perto o comprometimento do time, já que também será exigida a publicação das demonstrações financeiras anualmente na internet. E o dirigente que não cumprir com suas obrigações será responsabilizado!

Neste caso, a alegação de anistia de dívidas já cai totalmente por terra, e surge um cenário extremamente favorável ao futebol profissional. É claro que alguns ajustes ainda precisam ser feitos, mas em tempos de Bom Senso, jogadores com salários atrasados e fazendo greves, esta é uma das esperanças de um futebol gerido com profissionalismo e respeito aos trabalhadores, torcedores e legislação. Isso reflete não só na redução do calote aos cofres públicos e dos casos de problemas salariais, como também na modernização da modalidade no Brasil. Os bons resultados, principal interesse dos torcedores, são naturais com boa gestão, finanças equilibradas e elenco sempre motivado.

A Sociedade Esportiva Platinense apoia o equilíbrio e o profissionalismo da gestão do futebol!


0 comentários:

Pesquisar este blog

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Patrocinadores

Patrocinadores

Total de visualizações de página

Platinense | Template by - Abdul Munir - 2008 - layout4all