terça-feira, 13 de maio de 2014

Sociedade Esportiva Platinense



SEP.png







História

Fundada em 25 Maio de 1953, por um grupo de 35 jovens platinenses, admiradores do Esporte Bretão, a Platinense se notabiliza como um dos mais tradicionais clubes do Estado do Paraná.
Apesar de figurar em diversos campeonatos estaduais nos anos 50, 60 e 70, somente na década de 1980 conseguiu resultados de expressão. Tal afirmação, é embasada pelos idos de 1985 a 89, quando venceu a segunda divisão e foi duas vezes quinta colocada na primeira do Paranaense.
A cumplicidade entre clube e torcida, nesta época, chamava a atenção do resto do estado, um dos fatos comprovantes é a TIP (Torcida In­­glesa da Platinense), organizada inspirada nos hooligans inglese, que fazia do José Eleutério da Silva um aliado dos qualificados times da Gloriosa. A agremiação era considerada do povo realmente, destoando das demais equipes do Norte Pioneiro, que tinham um proprietário específico. Posteriormente, a Platinense, não deu prosseguimento aos boas temporadas, já que sem estruturar bons elencos, sofreu com o distanciamento de seus adeptos, levando-a a abandonar as competições oficiais a partir de 1993, quando disputou a Divisão de Acesso.
No final, da década de 90 e início da 2000, observou-se a tentativa de retomar as atividades, por meio de empresários, porém de forma fracassada, já que estes, além de não obter exito em campo, deixaram em sua maioria dívidas pela cidade. Entretanto, no ano de 2013, Júlio Cesar de Almeida , o novo presidente, afirma que tem a meta de recolocar a Gloriosa na elite do futebol paranaense, para isso firmou parceria com um grupo de investimentos nigeriano, que segundo o mesmo, bancará a formação da equipe durante duas temporadas, e confirmou participação na Terceira Divisão.

Jogadores Notáveis

Gloriosa, foi um celeiro de craques, durante suas campanhas nos estaduais do século passado, um deles é Claudinho centroavante de destaque, conhecido por ser o último da posição do extinto Pinheiros. Marquinhos Fer­­reira , se destacou na meia cancha do time, conquistou vários títulos pelo Paraná, e foi camisa 10 do Coritiba onde foi companheiro da então promessa Alex. Outro deles foi o volante Valdir, que chegou à seleção brasileira. Fabinho, que jogou pelo Corinthians, campeão brasileiro em 1990. Por último, e não menos destacável, é Nilson artilheiro do Campeonato Campeonato Brasileiro de 1980 pelo Internacional.

Títulos

Estaduais

  • Paraná Divisão de Acesso Paranaense 1 (1985)

Campanha de destaque 

  • Paraná 5º lugar do Campeonato Paranaense de Futebol: 1986 e 1988

0 comentários:

Pesquisar este blog

Fale conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *

Patrocinadores

Patrocinadores

Total de visualizações de página

Platinense | Template by - Abdul Munir - 2008 - layout4all